Para quem não sabe, estamos em mais uma transferência e em breve estarei inaugurando um novo tema: transportadoras.
Nessa área irei compartilhar todas as minhas experiências até agora com essas empresas tão importantes para nossa vida.
Um beijo grande! Inté! :)
______________________ LONG TIME DEPOIS ;)
Bem, nesse quesito transportadoras a gente pesquisa, pesquisa, escolhe e torce para dar tudo certo. Não há garantia que tudo sairá 100% principalmente quando a distância é longa.
Minhas dicas para mudanças:
- pesquise muito as empresas: use sites como o Reclame Aqui, grupos do facebook e o velho e bom google para saber a reputação da empresa e principalmente como é o atendimento ¨pós contrato¨;
- peça orçamento documentado;
- consulte o CNPJ no site da Receita Federal para saber se a situação da empresa é legal;
- peça para ver a cópia do contrato entre e transportadora e sua seguradora e cheque a vigência desse contrato;
- após a escolha faça tudo formalizado, com contrato, peça recibos, etc;
- Tenha o seu inventário à parte com a localização dos itens em suas respectivas caixas e não esqueça de informar os valores dos bens para seguro.
Minhas experiências com mudanças:
Status Mudanças - Rio de Janeiro/ Manaus -2011
Fomos muito bem atendidos antes, durante e depois da mudança. Transportamos apenas caixas, pois optamos por vender todos os móveis e eletrodomésticos. Alguns meses depois precisei de uma segunda via da nota fiscal porque a primeira foi extraviada pela pessoa que recebeu nossa mudança e a Status Mudança enviou prontamente pelo correio.
Transcarlos - Cegonha Natal /Manaus - 2012
O atendimento foi bom. O veículo atrasou devido ao nível no rio, o que é bastante comum. A impressão é que o carro chegou com alguns arranhões, mas nada que um bom polimento não resolvesse. Nenhum volume dentro do veículo foi violado. Tudo chegou da mesma forma como foi arrumado (tirei foto da mala antes do embarque). É muito bom ter experiências assim.
O único transtorno é que foi acordado no escritório de Natal que o valor que ficou para ser pago na entrega do veículo seria dado em cheque e na hora o motorista só quis receber em dinheiro e tivemos que ir ao banco sacar.
O único transtorno é que foi acordado no escritório de Natal que o valor que ficou para ser pago na entrega do veículo seria dado em cheque e na hora o motorista só quis receber em dinheiro e tivemos que ir ao banco sacar.
Freitas Transportes - Manaus/Rio de Janeiro - 2014
O atendimento foi bom e a mudança chegou no prazo estipulado. No nosso caso específico tudo chegou bem, mas vi alguns relatos no face e de amigos que tiveram problemas com eles. Não enviaram nota fiscal junto com a mudança, o que pode ser um problema para alguns quartéis.
Pelo que pude perceber os serviços são todos terceirizados. A Freitas contrata um caminhão para fazer o serviço. No nosso caso o responsável era o Sr Luis de Campo Grande e ele foi muito atencioso no atendimento.
Transmaza - Cegonha Manaus/Belém - 2014
O atendimento foi muito bom e só permitiram colocar objetos no porta-malas, mas nada no espaço dos bancos. A justificativa era que alguns cegonheiros não aceitavam levar carros com objetos porque quando sumia algo tinham que ressarcir. Seguimos a orientação e no espaço interno do carro foi sob os bancos uma garrafa de água, alguma comida e itens de higiene sem muito valor. Assim o que sumisse não teria problema.
O que jamais imaginamos é que alguém pudesse tirar o quede mais valioso pode haver em uma carro para uma viagem rodoviária de mais de 3000 km. Retiraram o microchip que continha os mapas e licenças do sistema de GPS do carro, o que nos obrigou a usar um aplicativo de celular durante todo o percurso da viagem. O acesso ao chip é muito fácil, mas jamais cairia sozinho pois tem uma tampa de acesso, mas um ser humano tirar um chip de central multimídia? Que vontade de morar no oriente médio. :(
Informei na hora para o rapaz que nos entregou o carro em Belém, o Alex. Ao chegar em Natal ligamos pra Transmaza para ver o que poderia ser feito, mas não obtivemos nenhum retorno e o email enviado foi ignorado, tendo ficado no prejuízo de 160,00, valor cobrado pela Positron pelo novo chip com mapas, licenças e envio.
Enfim, mais sorte nas próximas experiências porque mudança é sempre motivo de preocupação.