quarta-feira, 18 de março de 2015

Viagem de carro/ avião Manaus - Rio de Janeiro

Saindo a confirmação para mais uma movimentação, dessa vez retornando para o Rio, após um breve momento de tristeza por deixar Manaus, lugar que ficará para sempre em minhas melhores memórias, quais as primeiras providências da criatura? Planejar uma viagem aero-rodoviária Manaus - Rio de Janeiro é claro! :)

O planejamento

A primeira coisa que fizemos foi comprar um GPS e o guia 4 rodas atualizado que já vem com um mapa rodoviário e tomando por base os dias que teríamos disponíveis, escolhemos os destinos que gostaríamos de visitar.



E os escolhidos foram:
  • Alter do Chão - PA;
  • Belém - PA;
  • Parnaíba - PI;
  • Jericoacoara - CE;
  • Canoa Quebrada - CE;
  • Natal - RN (parada de 30 dias);
  • Aracajú - SE;
  • Itacaré - BA (excluído dessa viagem por termos ficado um dia a mais em Natal);
  • Porto Seguro - BA;
  • Marataízes- ES.
Por mim essa lista seria muito maior, mas não haveria tempo hábil e é bom que fique claro que os Lençóis Maranhenses jamais teriam ficado de fora se nossa viagem não fosse no período mais seco no local, onde várias lagoas estão secas.




É chegado o grande dia!

Nosso itinerário foi desenvolvido da seguinte forma: Manaus - Santarém (22/11/14) e Santarém - Belém (24/11) de avião, todo o percurso de Belém até o Rio de Janeiro foi feito de carro usando preferencialmente a BR 101, sendo Belém - Natal na primeira fase (25/11 até 01/12) e Natal - Rio na segunda fase após uma parada de 30 dias para descanso na casa de familiares (04 à 10/01/15).

Todo o trajeto rodoviário foi feito com a luz do dia. Essa é uma medida de segurança da qual raramente abrimos mão.

O veículo foi enviado de Manaus para Belém de balsa alguns dias antes do embarque em avião para Santarém para garantir que ao chegar na capital do Pará, teríamos o carro aguardando para dar seguimento à nossa viagem.

A hospedagem foi camping estruturado, hostel (Albergue da Floresta) e hotel econômico (Ibis Budget Belém).

Alimentação foi basicamente restaurantes e sempre que possível cozinhamos em alguns campings para reduzir o custo. Além de ter sempre algo pra comer no carro durante o percurso, tal como sanduíches, frutas, biscoitos e muita, muita água.

Um transtorno que tivemos logo no início da viagem foi o roubo do microchip contendo os mapas da nossa central multimídia com GPS, mas fomos salvos pelo aplicativo de celular Oi Mapas que quase sempre nos informou os caminhos certos e está bem atualizado com radares e lombadas eletrônicas.

Ops, onde estão os mapas? Tomara que quem roubou tenha tido um retorno apropriado. :(


Relatos da viagem:

22/11 (sábado): Alter do Chão

25/11 (segunda): Belém

26/11 (terça): Estrada: Maranhão

26/11 (quarta): Estrada: Parnaíba, Luiz Correia, Camocim

26/11 (quarta): Jericoacoara

30/11 (domingo): Canoa Quebrada

01/12 (segunda): Natal

05 e 06/01 (segunda e terça): Aracajú

07 e 08/01 (quarta e quinta): Porto Seguro

09/01 (sexta): Marataízes

10/01 (sábado): chegada ao Rio de Janeiro e fim da viagem. Agora é desembalar as caixas e recomeçar a vida no nosso novo lar. :)

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mulher de Militar | Desenvolvido por EMPORIUM DIGITAL