segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Rio de Janeiro - RJ

Bem, o que posso dizer do Rio? um lugar MARAVILHOSO!

Uma cidade com uma natureza exuberante, infinitas opções de lazer e atrações culturais e praias e mais praias, cada uma mais linda que a outra, embora reconheça que vá só para olhar porque para uma boa nordestina como eu, tomar banho com a água gelada do mar carioca é duro de encarar. ;)

Ps.: Mensalmente o site http://www.rioguiaoficial.com.br/ divulga todos os eventos que estarão ocorrendo na cidade. O site é bem organizado e está sempre atualizado.





Não tenho como colocar todas os locais imperdíveis, então vou listar apenas alguns que já visitei:
  • Pão de Açúcar;
  • Cristo Redentor;
  • Arpoador;
  • Lagoa Rodrigo de Freitas;
  • Praias de Copacabana, Ipanema, Leblon (evitá-las nos feriadões ensolarados, ficam muito cheias);
Ps.: em Copacabana não deixe de visitar o Forte. É um passeio especial e a entrada para militar é gratuita.
  • Jardim Botânico;
  • Quinta da Boa Vista;
  • Feira de São Cristóvão (conhecida como Feira dos Paraíbas, lá você encontra tudo sobre a cultura nordestina, com direito a comidas típicas e shows de forró);
  • Jardim Zoológico;
  • Centro Histórico (Teatro Municipal, Biblioteca Nacional, Catedral, etc);
  • Praia de Itacoatiara (o lugar mais lindo que já fui);
  • Angra dos Reis.
 

Cenário de um dos mais famosos carnavais te todo o mundo, infelizmente o Rio não é um mar de flores não é mesmo? Afinal qual lugar não tem pontos negativos? O trânsito é simplesmente caótico e o transporte público não é lá uma maravilha. Da Central do Brasil você pega ônibus para qualquer lugar do Rio de Janeiro e apesar de muitas opções, a insegurança nesse meio de transporte não nos incentiva a utilizá-los (são muitos os assaltos em ônibus). O sistema de trens vem sofrendo muitos problemas com falhas operacionais, mas devido à sua praticidade e baixo custo, atende grande parte da população. Já o metrô, apesar de alguns problemas operacionais, é o meu preferido pois é mais rápido, limpo e ainda oferece serviços como o metrô de superfície que te leva a pontos turísticos como o Jardim Botânico, por exemplo.

No Rio há ótimas escolas, universidades (UFRJ, PUC, etc), escolas técnicas (IFRJ, CEFET, FAETEC, SENAC, etc). As opções de educação são muitas e até para quem não tem filhos e quer passar o tempo fazendo cursos rápidos e conhecendo pessoas, recomendo os cursos da Faetec (estadual). Lá você pode fazer Massoterapia, Shiatsu, Maquiagem, Limpeza de Pele, etc, além de poder usufruir dos serviços que todos os cursos prestão à comunidade.

Uma questão que me incomoda no Rio é que o sistema de saneamento é um tanto quanto precário e passando em alguns bairros podemos sentir o odor desagradável de esgoto. Já morei em uma casa que tinha a impressão dos ralos soltarem "puns" fétidos o tempo todo.

Apesar de não ter tido problemas com a violência aqui, sei que tudo depende do local onde morar e muita, muita sorte, já nos deslocamos o tempo todo entre comunidades (favelas) ou os traficantes simplesmente descem os morros e fazem arrastões pela cidade (foram 9 só nos últimos 15 dias pela cidade).

Há quem diga que as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) fizeram os marginais virem pro "asfalto tocar o terror". De certa forma, de tempos em tempos, essa é a sensação, mas o que percebi desde que cheguei é que o carioca não se deixa abater e não deixa de fazer nada por causa dessa violência cotidiana, independe de tudo, o que se vê no rosto desse povo é um sorriso, sempre.

Em razão disso adotamos (marido e eu) algumas posturas:
  • Por enquanto não temos carro (arrastões são frequentes na saída da Ilha (linha vermelha). Os últimos casos de roubos de carros mostraram que mesmo não tendo reagido, alguns motoristas foram mortos;
  • Antes de sair, sempre vejo os noticiários locais para saber onde estão havendo operações da polícia (frequentes), invasões ou qualquer outra situação de perigo (tem gente que não gosta de ver noticiário policiais, mas acredito que a falta de informação pode causar um grande mal);
  • Optamos por morar o mais próximo do quartel possível, que no nosso caso é próximo a uma comunidade dominada pelo tráfico na Ilha do Governador. Estamos a menos de 2km e meu marido vai à pé todos os dias (olha a economia aí gentennnn).

Aqui é relativamente tranquilo porque só existe uma saída da Ilha que passa em frente ao 22 Batalhão da PM, então não é boa estratégia a ação de criminosos aqui. Há também o 17 Batalhão da PM aqui no bairro. Sair do bairro só por lazer porque aqui temos de tudo, inclusive um bom, embora pequeno shopping com cinema.

No Rio como um todo os aluguéis são muito altos. Na Ilha não é diferente! Um "apertamentosinho" meia boca, de 1 qto por exemplo, mesmo os próximos às favelas, estão cerca de R$ 450,00 fora água, luz, condomínio (+ou- R$ 100,00) e iptu.

Então gentennn, sejam bem vindos, pode chegando, mas sem vacilar porque aqui "malandro é malandro e mané é mané"!;)

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mulher de Militar | Desenvolvido por EMPORIUM DIGITAL